INAGE em debate sobre o posicionamento das mulheres e raparigas nas TIC

Sob o lema “Igualdade de Género nas Tecnologias de Informação e Comunicação e o empoderamento da Mulher na Ciência e Tecnologia” teve lugar a 10 de Abril, no auditório do Ministério da Juventude e Desposto, em Maputo, o seminário sobre a Mulher nas TIC. Um evento onde o INAGE teve a oportunidade de abordar sobre o posicionamento das mulheres em todos os campos sociais, políticos e económicos, bem como no direito de participação em debates públicos e tomada decisões que sejam importantes para o futuro da sociedade.

Durante o evento, o INAGE frisou a realidade que se vive nos dias actuais, em que subsistem lacunas significativas nos níveis de rendimento e alfabetização, o que influencia negativamente no acesso das mulheres e na utilização das TICs e internet.

O INAGE o crescimento considerável no sector das tecnologias de informação e comunicação, apontando para a existência de vários postos de trabalho na área de TIC que se encorajam a candidatura de mulheres, este aspecto traz consigo um impacto positivo, na medida em que contribui para igualdade de género no acesso a internet e a utilização das TIC.

Igualmente foi considerado neste evento, que o aumento actual de pessoas a seguirem estudos na área das TIC é notório, mas as mulheres continuam, pelo menos em Moçambique, a representar o menor número.

A Ministra da Juventude e Desporto, Nyeleti Brooke Mondlane, que presidiu a cerimónia, destacou no seu discurso em homenagem a mulher moçambicana, o facto de as mulheres estarem empenhadas na luta em prol do desenvolvimento do país em todas as vertentes.