Sob o lema “debate aberto sobre acesso à Informação de Interesse Público”, o INAGE participou em Setembro último, nas comemorações alusivas ao Dia Internacional de Acesso Universal à Informação.
O evento foi organizado pelo Centro de Documentação e Informação de Moçambique (CEDIMO), no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano e serviu para reflectir sobre as acções levadas a cabo pelo governo na concessão do acesso à informação pública ao cidadão.
Durante a abertura do evento, o Secretário Permanente do Ministério da Administração Pública e Função Pública (MAEFP), António Bernardo Tchamo, ressaltou a importância e necessidade de uma maior consciencialização do servidor público na disponibilização de informação em diferentes plataformas, concedendo, concedendo, deste modo, espaço para o governo comunicar e divulgar informação sobre as actividades, realizações, serviços e diversa documentação atinente a Administração Pública.
Na ocasião, o INAGE se fez representar pela Coordenadora da Direcção de Transformação Digital, a dra. Maria Milice, que demostrou como o Governo tem contribuído para a divulgação de informação de interesse público através das diversas plataformas digitais de comunicação, contribuindo desta forma para a melhoria da transparência nos processos de governação.
Na sua apresentação, Milice referiu que o processo de divulgação de informação pública enfrenta vários desafios, tendo destacado a dificuldade na disponibilização de informação para alimentar as páginas de internet por parte das Instituições Públicas, cenário este que só poderá mudar mediante maior envolvimento e abertura por parte das mesmas neste processo.
As comemorações desta efeméride contaram com a presença dos Secretários Permanentes de todos os Ministérios, convidados e sociedade civil.