Vendedores de carros nos países nórdicos parecem estar resistentes ao mercado dos eléctricos.
De acordo com uma investigação feita a 82 ‘stands’ de carros na Dinamarca, Noruega, Suécia, Islândia e Finlândia, os vendedores de automóveis estão a tentar desmotivar os clientes interessados em carros eléctricos a comprarem um veículo deste tipo.
“Não compre este carro eléctrico, vai arruiná-lo financeiramente”, terá dito um vendedor aos investigadores de acordo com o Digital Trends. Na verdade, os investigadores constataram que em dois terços das suas visitas foram desencorajados a optar por um carro eléctrico em prol de um com motor de combustão. Em outros três quartos das visitas, os investigadores não foram informados que o stand também vendia carros eléctricos.
“Basicamente descobrimos que, contrariamente à sabedoria convencional, que a maioria dos stands de carros não querem vender carros eléctricos, e isto mesmo que custem mais que os veículos comuns. Isto cria uma barreira-chave na adopção [de carros eléctricos] que ainda não foi combatida, e muito menos explorada”, apontou um dos responsáveis pelo estudo, Benjamin Sovacool.(RM /NMinuto)