Ministro Salimo encoraja inovadores nacionais a aproximarem-se ao MCTESTP

O Ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Gabriel Salimo encoraja os Inovadores e Pesquisadores nacionais, à aproximarem ao Ministério e partilharem as suas inovações e resultados de pesquisa, processo que garante do seu registo, atribuição de patentes e promoção do desenvolvimento nacional.

O Ministro falava, durante a cerimonia de entrega de Diplomas de Honra aos autores de inovações em resposta a pandemia do novo coronavírus (COVID-19) realizada hoje dia 08 de Junho do ano corrente, nas Instalações do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional.

Segundo o titular da pasta de Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, o evento reveste-se de uma grande importância, na medida em que constitui incentivo ao desenvolvimento do génio criativo em prol de soluções científicas e tecnológicas que promovem o desenvolvimento do país.

Com efeito, foram atribuídos diploma de honra os inovadores e instituições que desenvolveram o “Aplicativo REPORTA”, o “Sistema de Lavagem das Mãos com uso de Pedais”, o Ventilador Pediátrico, produziram Álcool em Gel e Viseiras, e “Princípio de Funcionamento de um Ventilador”.

“Aplicativo REPORTA” resulta de uma parceria entre o Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional e, o Instituto para a Democracia Multipartidária (IMD) e MidiaLab, e tem como utilidade a auto-avaliação, monitoria do nível de infecção e estado de saúde de estudantes, docentes e corpo técnico-administrativo nas Instituições de Ensino Superior e Técnico Profissional, no âmbito da COVID-19.

Por sua vez, o “Sistema de Lavagem das Mãos com uso de Pedais”, desenvolvido por Leonardo Nhanala, constitui uma inovação que tem em vista a redução das contaminações que podem surgir durante o processo de lavagem das mãos. O Projecto conta com o apoio técnico do Ministério na redacção das descrições da inovação, elaboração da documentação para o registo da inovação e concessão da isenção do valor de pagamento das taxas de pedido de registo de propriedade intelectual, no Instituto de Propriedade Industrial (IPI).

A Produção do Princípio de Funcionamento de um Ventilador, desenvolvido pelos Senhores Victório Rafique, Lina Chiziane, Hélder Mouzinho e Elias Pereira, foi desenhado no contexto do concurso internacional do Programa Field Ready, desenvolveram um ventilador simples, não-invasivo, prático e fácil de se reproduzir.

Num outro desenvolvimento, o ministro reconheceu as iniciativas que mereceram atribuição do Diploma de honra não constituem os únicos esforços nesta matéria em curso pelo país. A título de exemplo citou instituições como a Universidade Save (UNISAVE), a Universidade Eduardo Mondlane (UEM), o Instituto Superior de Ciências e Tecnologia Alberto Chipande (ISTAC), a Universidade Púnguè (UNIPUNGUE), Universidade Rovuma (UNIROVUMA) entre outras, que têm realizado um importante trabalho no âmbito da COVID-19, no que tange ao fabrico de protótipos de Ventiladores, produção de Álcool em Gel, Viseiras, entre outros.

Ainda no decurso do evento, o dirigente enalteceu a abertura manifestada por inovadores e instituições em trabalharem em parceria com as nossas Instituições de Ensino Técnico Profissional, fazendo assim a ponte entre a pesquisa e o saber fazer. Acreditamos que a criação deste tipo de sinergias, permitirá a rápida réplica de inovações moçambicanas patenteadas em todo o país, como também, permitirá a redução de custos de produção e treinamento de jovens moçambicanos”, referiu o ministro.

“Gostaríamos, de exortar que o desenvolvimento de diversas soluções científicas e tecnológicas não se manifestassem, apenas nesta fase crítica da COVID-19, mas, fosse uma prática comum e regular de “estar” e “ser” de nossas instituições de investigação e de ensino” Salientou.

Importa referi que acto constitui o primeiro evento de um ciclo de homenagem aos inovadores e instituições de investigação que tem contribuído com soluções que concorrem para o bem-estar da população moçambicana.

Fonte: www.mctestp.gov.mz