INAGE e Serviço Nacional Penitenciário assinam Memorando de Entendimento

O Instituto Nacional de Governo Electrónico (INAGE) e o Serviço Nacional Penitenciário (SERNAP), assinaram na Cidade de Xai-xai, Província de Gaza, o Memorando de Entendimento que visa dentre vários objectivos apoiar o Serviço Nacional Penitenciário na prestação de serviços públicos digitais, na formação em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) de pessoas condenados em final de pena e com bom comportamento, assistência técnica, consultoria, aconselhamento e outros serviços conexos no domínio das TIC.

Discursando na ocasião, o Director-Geral do Instituto Nacional de Governo Electrónico, Ermínio Jasse enalteceu a importância da parceria entre as partes, tendo em vista a massificação de uso das TIC na promoção da inclusão digital.

Ermínio Jasse sublinhou ainda que, INAGE tem estado a liderar processo de formação e capacitação em TIC para vários seguimentos da população moçambicana com vista, a dotar estes de conhecimentos e habilidades para sua reinserção no mercado de trabalho, bem como na vida social. 

Por seu turno, o Secretário de Estado da Província de Gaza, Amosse Macamo, saudou a iniciativa de implementação programas de inclusão digital, através de grupos específicos e que normalmente ficam fora do circuito normal de cursos de TIC.  Por outro lado, encorajou o INAGE a prosseguir com a expansão da Rede Privativa do Governo GOVNET e dos serviços a ela conexos aos Postos Administrativos para uma maior aproximação da administração pública aos Cidadãos.

O Secretário de Estado da Província de Gaza disse ainda que as TIC apresentam-se como uma ferramenta fundamental para fazer face aos desafios que nos são impostos pela COVID-19. Neste contexto, o Secretário de Estado desafiou o INAGE para que a par da expansão da Rede GovNet, a massificação do uso das TIC estabeleça plataformas que promovam e viabilizem o teletrabalho a todos os níveis da Administração Pública e não só.

A cerimónia de assinatura de memorando de entendimento entre o INAGE e SERNAP, contou com a presença de Secretário de Estado da Província de Gaza, Governadora da Província de Gaza, Veneranda Juíza Presidente do Tribunal Judicial, Digníssima Procuradora-Chefe, Meritíssima Juíza do Tribunal Administrativo, ambos da Província de Gaza, Director-Geral do INAGE, Director-Gral do SERNAP, entre outros convidados.