O Dircetor-Geral Adjunto do Instituto Nacional de Governo Electrónico, Instituto Público, Sérgio Mapsanganhe, dirigiu no dia 25 de Abril de 2024, em Maputo, a cerimónia de abertura do Seminário de Capacitação em matérias de monitoria e avaliação para os Delegados Provinciais do INAGE,IP.
O seminário em alusão visa dotar os participantes de conhecimentos relacionados em matéria de monitoria e avaliação, bem como proporcionar-lhes de um espaço para debate e reflexão sobre a harmonização dos instrumentos de recolha de dados, tratamento e produção de relatórios.
Na ocasião, o Director-Geral Adjunto referiu que a realização do workshop tem como finalidade capacitar os Delegados Provinciais e outros quadros do INAGE,IP em ferramentas de monitoria e avaliação para apoiar e optimização na implementação de vários projectos em curso no INAGE,IP.
Segundo Sérgio Mapsanganhe, o Governo de Moçambique está a desenvolver acções que visam estimular a participação de mulheres em formações na área STEM (science, technology, engineering and mathematics), assim, com a implementação deste o governo através do INAGE,IP, pretende fortalecer a capacidade das estudantes do ensino secundário nas tecnologias de informação e comunicação (TIC), bem como valorizar talentos e orientar estes a continuar o caminho de estudo na área STEM.
O evento foi organizado pela Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento (AICS), em parceria com INAGE,IP no âmbito da implementação do Projecto Coding Girls uma iniciativa que visa promover o empoderamento das mulheres através da formação em desenvolvimento de soluções de Tecnologia de Informação e Comunicação TIC.
Espera-se que até ao final do projecto, cerca de 1116 raparigas participem da formação em Coding a nível nacional, usando a ferramenta Scratch.